A APIBARRA realizou no Porto de Sines a sua 4ª Conferência
O evento, que se revestiu de enorme sucesso contou, com a perto de 140 pessoas ligadas ao sector marítimo portuário, e possibilitou um amplo debate entre os seus participantes, o que lhes terá possibilitado terem um melhor conhecimento sobre o serviço público de pilotagem em Portugal e na Europa, bem como a possibilidade de darem sugestões para a melhoria do serviço de pilotagem, que já de si é de excelência.
A sessão de abertura contou com a presença da Dr.ª Lídia Sequeira (Presidente do CA da APS), Dr. Manuel Coelho (Presidente da Câmara Municipal de Sines), Dr. Carlos Vasconcelos (Presidente da Comunidade Portuária de Sines) e Cte. Daniel de Spínola Pitta (Presidente da Associação dos Pilotos de Barra e Portos).
O 1º painel sob o tema: A Prestação do Serviço Público de Pilotagem,  onde interveio o Cte. Miguel Vieira de Castro (APIBARRA), Ctes. Joan Roig e Antonio Molinero (Colegio Oficial Nacional de Prácticos de Puerto), Cte. Chris Lefevere (European Maritime Pilots’ Association) e o Dr. António Belmar da Costa (Associação dos Agentes de Navegação de Portugal).
Depois de uma visita ao Porto de Sines, teve inicio a sessão da tarde com o título: Visão Estratégica dos Stakeholders sobre o Serviço de Pilotagem, com as intervenções de Dr. Duarte  Lynce de Faria (Administração do Porto de Sines), Dr. Pedro Viegas Galvão (Conselho Português de Carregadores), Dr. Jaime Vieira dos Santos (Terminal Contentores Leixões), Cte. António Maia Seco (Associação dos Armadores da Marinha Mercante) e Mark Williams (International Group of P&I’s).
As sessões contaram com a moderação do Dr. Tiago Pitta e Cunha e José Monteiro Limão, e com duas animadas sessão de debate, onde se encontrou um consenso relativo à importância do serviço de pilotagem em termos da manutenção da segurança marítima, a elevada qualidade do seu serviço, e os seus custos reduzidos.
Temas menos consensuais, e que levarão a discussões futuras, prenderam-se com a Shore Based Pilotage, a emissão de PEC’s, competição e a concessão do serviço de pilotagem.
Sua Excelência O Secretário de Estado do Mar, Prof. Dr. Manuel Pinto de Abreu, por motivos de agenda de última hora viu-se impedido de proceder ao encerramento dos trabalhos, delegando na pessoa da Dr.ª Mariana Neves, a leitura da seu discurso de encerramento.





© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA