Reunião da APIBARRA com o Colégio de Prácticos de España
Esta visita serviu para trocarmos ideias sobre os nossos sistemas de acesso ao Serviço de Pilotagem, bem como ao modo como o mesmo é efectuado em ambos os países.
Para tal fizemos um périplo pelos portos Portugueses, começando por Sines, Setúbal, Figueira da Foz, Leixões e terminando em Lisboa.
Esta visita ultrapassou as nossas espectativas pois contámos com um elevado empenho de todos os Colegas dos portos envolvidos, o que nos permitiu mostrar as nossas competências e a operacionalidade dos mesmos, ao mesmo tempo que recebíamos, como retorno, o modus operandi dos portos e da pilotagem em Espanha, o que foi altamente benéfico para ambas as partes, pois podemos comparar como, dentro duma mesma actividade, se pode operar de modos diferentes, mas ambos válidos.
Do sistema Espanhol, o que mais nos sensibilizou foi o modo como a actividade de Pilotagem dos Portos está legislada ao pormenor em todo o âmbito funcional; o que não acontece connosco, em que a Pilotagem está limitada a 27 artigos, num único Decreto-Lei.



© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA