Apresentãção do Livro "Pilotos da Barra De Viana do Castelo 100 Anos de História (1858-1958)"
O lançamento da publicação teve lugar na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, que ficou literalmente repleta com a numerosa presença de amigos do autor, sócios do CER, patrocinadores e entidades locais. A apresentação esteve a cargo de José Carlos de Magalhães Loureiro.  
Manuel de Oliveira Martins nasceu em Vale de Cambra e, desde muito novo, é um apaixonado pelo Mar, motivo pelo qual decidiu seguir a carreira de OFICIAL DA MARINHA MERCANTE. Tendo exercido durante quase 20 anos a função de Piloto da Barra de Viana do Castelo, o autor contribui, através desta publicação, para a divulgação da vida portuária e, particularmente, para o conhecimento daquela profissão. Nas duzentas páginas deste livro registam-se, pela escrita e imagem, algumas das memórias e das histórias vividas por estes homens do Mar, ente meados do século XIX e meados do século XX.
"Em Pilotos da Barra de Viana do Castelo – 100 Anos de História (1858-1958), Manuel de Oliveira Martins oferece-nos um fresco da vida desses homens da barra vianense, resgatando uma memória sócio-profissional que, no contexto da produção regional, ainda não tinha merecido atenção. Esse é um dos seus méritos: inscrever estas memórias na memória da cidade, promovendo a identidade e o reco-nhecimento social que lhes é devido. (…)" (do prefácio, José Carlos Loureiro).
"Ao longo dos tempos, o papel do Piloto da barra revestiu-se sempre duma importância fundamental na relação navio/porto e vice-versa, tendo sido sempre considerado um elemento imprescindível e pri-mordial na actividade portuária." (Manuel Oliveira Martins).
O livro conta com o patrocínio da APIBARRA,  que tem livros à disposição para venda aos sócios.

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA