RELATÓRIO 42ND EMPA GENERAL MEETING
Tendo acalmado a tormenta, relativamente à política da UE, no que diz aos portos, voltou a EMPA a temas mais técnicos nomeadamente, no que diz respeito à responsabilidade civil do piloto e novas tecnologias.
Neste último capítulo, destacaram-se o Projecto MarNIS – Maritime Navigation Information Systems, que se encontra em fase de testes e com apresentação prevista para 15 e 16 de Outubro em Lisboa, o Unmanned Port Traffic Control System - Unportracs, Intuitive Operation and Pilot Training When Using Marine Azimuthing Devices - Azipilot, bem como novos sistemas de acostagem para VLCV – Very Large Container Vessels e ULCV- Ultra Large Container Vessels.
Também entendeu a EMPA, à semelhança do que já havia feito a APIBARRA, abrir a conferência ao exterior contando mesmo com um orador “hóstil”, o Sr. Alfons Guinier Secretário-Geral da European Community Shipowners Association – ECSA.
A delegação portuguesa contou com a presença do Presidente da APIBARRA Cte. Spínola Pitta, o Chefe do Departamento de Pilotagem da APSS, S. A. Cte. Manuel Casaca, José Paradela e Miguel Vieira de Castro da APS, Francisco Segunda da EPIBAL e o colega Manuel Casaca.




© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA