Centro Ibérico de Excelência Marítima arranca hoje em Aveiro
Esta sexta-feira vai ser assinado na sede do porto de Aveiro o protocolo constituinte do Centro Ibérico de Excelência Marítima.
Entre as entidades signatárias estarão, do lado espanhol, a AEPTMCD – Associação Espanhola de Promoção do Transporte Marítimo de Curta Distância, a 2E3S – Escola Europeia de Short Sea Shipping e o IME - Instituto Marítimo Espanhol; do lado português, a APA - Administração do Porto de Aveiro, SA, o ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração e a APTMCD - Agência Portuguesa do Transporte Marítimo de Curta Distância.
O CIEM, que ficará sedeado no porto de Aveiro, vai funcionar como centro de estudos de âmbito ibérico, vocacionado para o desenvolvimento de boas práticas, reflexões e cursos na área da gestão e das tecnologias dos portos e dos transportes multimodais com especial relevância para os transportes marítimos de curta distância.
Dos seus objectivos, destaque para o desenvolvimento de actividades que tenham como objectivo a sensibilização dos actores do processo logístico global para a optimização e reforço dos transportes marítimos na matriz dos transportes multimodais, mormente, através da organização de eventos gerais de informação, do lançamento de cursos graduados e pós-graduados e de cursos de formação profissional avançada.
O CIEM criará e gerirá um portal próprio, promoverá a internacionalização da sua oferta formativa, e obterá o reconhecimento dos cursos ministrados - em concreto, os Cursos Superiores, adaptados ao EEES – Espaço Europeu de Educação Superior (vulgo modelo de Bolonha), e os Cursos de Formação Avançada ou Profissionalizante. Promoverá encontros, seminários ou congressos, podendo disponibilizar a terceiros, cursos completos ou módulos de formação isolados a integrar nos planos formativos dessas entidades externas.

CNOL -  503 - 15-1-09

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA