PORTOS DE SINES, LEIXÕES E LISBOA GARANTEM LUGAR NO TOP 200 DOS MAIORES PORTOS DE CONTENTORES


Os portos de Sines, Leixões e Lisboa marcam lugar entre a lista dos duzentos maiores portos de contentores do planeta, numa lista dominada pelos portos do continente asiático - destaque directo para o porto chinês de Xangai. Entre os destaques portugueses está o Porto de Sines, ocupando a 101ª posição do ranking.

O jornal espanhol "Transporte XXI", dá conta que Sines movimentou 1,2 milhões de TEUS durante 2014, o que corresponde a um crescimento de 32% em relação a 2013. Já o Porto de Leixões colocou-se  no 138º lugar, apresentando um movimento de 667.000 TEUS, mais 6% que no último ano. No pódio dos portos lusos está o Porto de Lisboa, na156ª posição, com 502.000 TEUS movimentados, o que representa um recuo de 9% face a 2013.

No pódio global está Xangai, arrebatando o ouro com 35,6 milhões de TEUS, Singapura com 33,9 milhões e Shenzhen, com 24 milhões.  A China lidera no lote de países com maior tráfego portuário, EUA, Singapura, Coreia do Sul, Malásia, Alemanha, EAU, Espanha, Japão e Taiwan. O continente asiático detém a grande fatia de 65% do tráfego mundial, seguido pelo americano e europeu,ambos com 16%.

O bom registo de Sines releva-se ainda mais quando analisamos a Europa atlântica - Sines fixa-se, nesse parâmetro, no 10º lugar. Na lista encontramos Roterdão, em primeiro lugar, seguido por Hamburgo, Amberes, Bremerhaven, Felixstowe, Duisburg, Le Havre, São Petersburgo e Brujas. Entre os 10 maiores armadores está, em primeiro lugar, a APM-Maersk, seguida pela MSC, CMA CGM Group, Hapag-Lloyd, Evergreen Line, Cosco Container, CSCL, Hanjin Shipping, MOL e Hamburg Sud Group.

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA