Terminal XXI deverá ter capacidade para 2,5 milhões de TEU's no final do ano



Em cerimónia que decorreu esta segunda-feira no Terminal XXI do Porto de Sines, foi lançada nova fase de expansão do terminal por parte da concessionária, a PSA Sines, que deverá decorrer até ao final deste ano e que dotará o terminal de contentores do porto alentejano de uma capacidade de 2,5 milhões de TEU's (face aos 1,7 milhões atuais).

O lançamento da nova fase de expansão, que acarretará um investimento de 40 milhões de euros, foi presenciado por Pedro Passos Coelho, Primeiro Ministro, que também falou sobre o projeto de expansão do terminal. De resto, com a expansão do terminal prevê-se ainda a criação de 100 novos postos de trabalho num investimento que é, saliente-se, todo ele privado.

Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes e Infraestruturas, fala deste investimento já como parte da "terceira fase de expansão" do Terminal XXI, fase que está a ser negociada há algum tempo entre PSA Sines e o Governo. Porém, este investimento avultado feito por parte da PSA Sines não implica a extensão do período de concessão à PSA (termina em 2029).

“Já estamos na fase três, mesmo chamando-lhe fase 2+”, referiu Sérgio Monteiro, salientando ainda que continuam as negociações com a PSA.

"Se não tivéssemos hoje este acordo, no final do ano o porto estava esgotado porque espera-se que em 2015 o Porto de Sines movimente cerca de 1,6 milhões de contentores”, referiu ainda Sérgio Monteiro, acrescentando que com a chegada aos 2,5 milhões de TEU's de capacidade, o terminal está a “projectar os próximos dois ou três anos de capacidade e continuaremos a fazer a negociação de maneira que, à medida que o interesse de clientes do porto cresce, haja resposta por parte do Governo e dos privados sem um euro de dinheiro dos contribuintes”.

Ligação ferroviária à fronteira pronta em 2019

Outra urgência há muito identificada em Sines prende-se com a ligação ferroviária à fronteira, que permita alargar o hinterland do porto de Sines. Sérgio Monteiro antecipou para 2019 essa ligação à fronteira.

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA