LEIXÕES ATINGE NOVO MÁXIMO: 18 MILHÕES DE TONELADAS
O Porto de Leixões registou em 2014 um aumento de 5,3% nas mercadorias movimentadas encerrando o ano com um novo máximo de 18,1 milhões de toneladas. Este resultado só foi possível graças ao excelente desempenho e colaboração de toda a Comunidade Portuária de Leixões.

Num ano em que todos os segmentos de carga cresceram, destacaram-se os aumentos na Carga Geral Fracionada (+14%), nos Granéis Sólidos (+10,9%) e na carga Ro-Ro, que viu o seu volume aumentar para mais do quíntuplo do ano anterior.

As exportações cresceram 6,7% face ao ano anterior alcançando 5,8 milhões de toneladas. Os principais destinos das exportações foram Angola, Reino Unido, Argélia, Marrocos e EUA, de um conjunto de 181 países-destino para onde são exportadas mercadorias a partir de Leixões. De salientar que os principais produtos exportados por Leixões foram Produtos Refinados e Aromáticos, Ferro / Aço, Papel e Cartão, Paralelepípedos, Bebidas, Azulejos e Mosaicos, e Máquinas.

Na movimentação de contentores, o Porto de Leixões atingiu um novo máximo de 667 mil TEU (Twenty-foot Equivalent Unit, a medida standard internacional equivalente a um contentor de 20 pés) o que corresponde a um crescimento de 6,5% face ao ano anterior.

O sucesso que se reflecte nestes números não pode ser dissociado da performance operacional dos principais concessionários com maior movimentação de cargas, o TCL – Terminal de Contentores de Leixões, o TCGL – Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões e a GALP Energia, que têm contribuído de forma decisiva para os sucessivos records atingidos no movimento do porto.

NL APP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA