2015 Ano decisivo

O projecto do novo terminal de contentores do porto de Lisboa deverá ver confirmada em 2015 a sua localização no Barreiro. Se não ocorrer qualquer imprevisto, este será o ano que, conforme intenção expressa do actual Governo, marcará o arranque do concurso público internacional para atribuir a concessão a um dos diversos grupos internacionais alegadamente interessados em efectuar este investimento de várias centenas de milhões de euros.

O ano que agora arranca deverá também esclarecer outras questões fundamentais para o porto de Lisboa, como a relativa ao futuro do contrato do terminal de contentores de Alcântara, questão que há vários meses está a ser negociada entre o Governo e a concessionária Liscont, do grupo Mota-Engil.

Uma terceira novidade no porto da capital será o arranque das obras para a construção do novo terminal de cruzeiros, cujo concurso de concessão foi atribuído no ano passado.
No sector portuário, existe ainda a expectativa sobre o arranque da expansão do terminal de contentores de Sines, depois de em 2014 o Governo e a concessionária PSA, de Singapura, terem chegado a um memorando de entendimento sobre o projecto. Está ainda previsto o lançamento de concursos para novas concessões de terminais em diversos portos nacionais, o que servirá para testar a fundo o novo modelo de contratos implementado juridicamente pelo Governo em 2014.

Não admira que seja o sector portuário que tem na calha alguns dos mais importantes investimentos previstos para Portugal nos próximos meses e anos. Os portos nacionais entram em 2015 com uma dinâmica vitoriosa, depois de terem batido recordes consecutivos de movimentação de mercadorias durante 2014.

Também os aeroportos nacionais, geridos pelo grupo francês Vinci, estiveram em alta constante no ano passado. Lisboa liderou esta tendência, tendo batido a 30 de Dezembro a marca de 18 milhões de passageiros, uma subida de 13,5% face a 2013. Foi o terceiro crescimento mais elevados nos aeroportos do continente europeu. Prevê-se para 2015 nova subida de tráfego, embora seja ainda uma incógnita saber qual a sua real expressão.

NL APP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA