Protocolo Marinha-ISCIA asssinado hoje em Aveiro
Um protocolo na área da formação superior e da formação especializada relacionada com as tecnologias do mar, da segurança e da política de autoridade marítima e da gestão portuária será hoje assinado entre a Marinha Portuguesa e o ISCIA. A cerimónia decorre a bordo da corveta da Armada portuguesa "General Pereira d'Eça", acostada nos novos cais do porto de Aveiro, pelas 16:30 horas. O acto de assinatura do protocolo será realizado pelo Contra-Almirante Luís Manuel Macieira Fragoso, Comandante da Escola Naval, e pelo Prof. Doutor Armando Teixeira Carneiro, Director do ISCIA, a que assistirão vários oficiais generais dos diferentes ramos das Forças Armadas, vários Capitães de Porto do centro e norte de Portugal, diversas autoridades portuárias, autárquicas e académicas. Entre elas, refiram-se os elementos do conselho de administração dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz -  importante parceiro deste projecto estratégico - assim como os presidentes das comunidades portuárias das duas cidades, os presidentes das câmaras de Aveiro, Ílhavo e da Figueira da Foz.
Através deste protocolo será desenvolvido o DETMAR - Departamento de Tecnologias do Mar do ISCIA que tem vindo a realizar cursos de pós-graduação na área da logística e da gestão portuária e que vai, em breve, oferecer um alargado conjunto de cursos de curta duração, na forma de blended learning e na forma puramente distal, para responder a necessidades formativas específicas, não só no território português como na alargada zona da CPLP e também para apoio a necessidades formativas de forças portuguesas projectadas em acções de segurança e de paz.
Espera-se que ainda no primeiro trimestre de 2009 possa funcionar um mestrado em gestão portuária e, no próximo ano lectivo, uma licenciatura na área das tecnologias do mar, que será submetida à aprovação do MCTES dentro de breves dias.

in Cargo News 495

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA