Porto de Leixões: TCL bateu recorde no valor acumulado até agosto
Continua a ser um ano muito positivo para o Terminal de Contentores de Leixões (TLC), que vai batendo recorde atrás de recorde. Desta feita, no mês de agosto, foram dois valores máximos alcançados: o melhor agosto de sempre e o melhor valor acumulado até agosto.

Em agosto, o Terminal de Contentores de Leixões movimentou 35.801 contentores, superando em 12,8% o realizado no mesmo período de 2013 e fixando um novo máximo para o mês em questão. Considerando o número de TEU movimentados, agosto saldou-se em 56.124, o que representa um ganho homólogo de 9,6%.

Com mais um mês ao melhor nível de sempre, o TCL passou a acumular, no balanço dos primeiros oito meses de 2014, 276.043 contentores e 436.583 TEU movimentados. Dois números históricos, que superam em 10,5% e em 9,7%, respectivamente, os máximos absolutos que vigoravam desde… 2013.

Note-se, porque é importante, que no caso do TCL os contentores movimentados têm a sua origem/destino fundamentalmente no hinterland do porto de Leixões. O que diz bem do dinamismo dos exportadores e importadores da região e da capacidade do TCL para bem servir e alargar a sua área de influência.

Maersk Line reforça liderança

Entretanto, a Maersk Line foi a companhia que mais contentores movimentou no TCL em agosto e, com isso, reforçou a liderança do “Top Five” dos armadores no acumulado de 2014.

Atrás da número um mundial manteve-se o Grupo CMA CGM, que assim também consolidou a sua posição de número dois entre os principais clientes do TCL.

Já a MSC atrasou-se um pouco mais. Continua terceira no year-to-date, mas em Agosto viu-se suplantada pela Nile Dutch.

A companhia holandesa continua no quarto lugar do ranking de 2014 mas está agora mais próxima do pódio e mais distante da Wec Lines, quinta classificada em Agosto e no balanço dos primeiros oito meses do ano.

Cargonews

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA