Porto de Setúbal com mais de 90% do tráfego de viaturas
O Porto de Setúbal movimenta mais de 90% do tráfego de viaturas ligeiras novas, no universo dos portos nacionais. No primeiro semestre de 2014, foram movimentadas 78,5 mil viaturas, 60% das quais correspondem a viaturas exportadas. Este modo de acondicionamento teve um desempenho superior em 20,4%, face a igual período do ano de 2013.

O peso da exportação de veículos produzidos pela Volkswagen Autoeuropa continua a manifestar-se no cômputo da Carga Roll-on Roll-off no Porto de Setúbal. No 1º semestre de 2014, foram produzidos para exportação pela fábrica de Palmela, mais de 55 mil veículos, segundo dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, dos quais 45 mil saíram por Setúbal, com destaque para países da Ásia, que totalizaram mais de 14 mil viaturas, incluindo o Japão e a carga direta para a China, para além das habituais cargas para a Europa.
 
O Porto de Setúbal prepara-se para expandir o terrapleno do Terminal Roll-on Roll-off em mais 5 hectares para permitir a oferta de serviços de valor acrescentado na importação e exportação de veículos, aplicando uma prática comum em portos ro-ro europeus. Estas operações são atualmente executadas em parques de segunda linha. O objetivo é tornar o Porto de Setúbal um hub ro-ro na ligação entre as rotas do Atlântico, África, Ásia e as linhas do Mediterrâneo, igualmente potenciando a distribuição de automóveis para Portugal e Espanha, até Madrid.
 
NL APSS   

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA