Porto de Sines chegou muito perto dos 600 mil TEUs no primeiro semestre
O porto de Sines registou, nos primeiros seis meses do ano, um crescimento de 41% na movimentação de contentores, quando comparado com igual período do ano transato, com um total de 596.474 TEU. A tendência de crescimento deste segmento de carga intensificou-se na segunda metade do semestre, com abril, maio e junho a ultrapassarem sempre os 100.000 TEU mensais.

Relativamente ao total de mercadorias movimentadas, a pesar da paragem técnica da refinaria de Sines por um período de 2,5 meses, foram movimentadas 17.364.576 toneladas, valor praticamente similar ao 1.º semestre do ano anterior.

Os destinos das mercadorias têm sofrido uma importante alteração, com os mercados fora da EU a crescerem muito significativamente quando comparados com os destinos dentro da EU que têm tido uma retracção.

Igualmente as exportações têm tido um comportamento de crescimento (+5%) comparativamente às importações que regrediram 3%. As principais mercadorias exportadas foram os produtos refinados, as pedras e cerâmicas, o gás natural, pasta e papel, carvão, peças e maquinaria, produtos alimentares, propileno e mesclas. Os principais destinos foram os Estados Unidos, México, China, Brasil, Argentina, Reino Unido, Espanha, França, Noruega, entre outros.

O número de navios operados cresceu 3%, com um total de 965 navios, a par do aumento do porte dos mesmos (Gross Tonnage) que cresceu 14%.

Site APS

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA