Sines tem 15 milhões do BEI para o alargamento do Terminal XXI
A expansão do Terminal XXI, tal como proposta pela PSA de Singapura, implicará um investimento público da ordem dos 75 milhões de euros. O BEI será um dos financiadores.
 
"A APS está em condições de garantir o financiamento necessário para as suas responsabilidades, de acordo com as informações públicas", adiantou João Franco, presidente dos portos de Sines e do Algarve, em declarações ao “DE”.
 
Para o efeito, a APS terá já garantido um financiamento do BEI (Banco Europeu de Investimento), a taxas reduzidas, no montante de 15 milhões de euros. A candidatura a fundos comunitários é outra possibilidade (Sines integra a rede core da RTE-T) e há que contar ainda com os meios próprios e com a capacidade de endividamento (a empresa limpou há muito o passivo acumulado com as anteriores expansões do porto).
 
Os 75 milhões de euros a investir pela APS no âmbito da expansão do terminal de contentores aplicar-se-ão na extensão do molhe de protecção do terminal (65 milhões) e na regularização dos fundos para permitir a operação dos Triple-E sem quaisquer limitações.
 
A proposta de expansão do Terminal XXI apresentada pela PSA de Singapura contempla um investimento global de cerca de 205 milhões de euros. O envolvimento público ascende a 36% daquele montante, sendo certo que está limitado legalmente.
 
Como contrapartida para aumentar o terminal de contentores de Sines até aos 3,7 milhões de TEU/ano, a PSA exige também o prolongamento da actual concessão por mais 15 anos, até 2044. E haverá ainda a questão da exclusividade da operação de contentores em Sines, que impediria a concessão do denominado Terminal Vasco da Gama (previsto há muito mas não considerado uma prioridade no PETI).
 
Actualmente decorrem as obras de expansão do terminal de contentores de Sines até aos 1,7 milhões de TEU/ano, mediante o prolongamento do cais até aos 940 metros e da zona de parqueamento até aos 36 hectares. Os trabalhos ficarão concluídos no final do ano.
 
No ano passado a PSA Sines movimentou 931 mil TEU e este ano projecta chegar aos 1,2 milhões.

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA