Eventual terminal de contentores no Barreiro pode chegar aos 14 metros de calado
Não é novidade que o Governo estuda a hipótese de instalar o novo terminal de contentores da Área Metropolitana de Lisboa no Barreiro. Carlos Humberto, presidente da Câmara do Barreiro, afirmou que os estudos demonstram que o Barreiro pode receber um terminal para barcos com 14 metros de calado, referindo que o projecto pode impulsionar novas ligações rodoviárias na região.

O autarca do Barreiro disse que a hipótese Barreiro é, neste momento, a única que está a ser estudada na Área Metropolitana de Lisboa para receber o novo terminal de contentores, apesar de salientar que a decisão final é do Governo.

"A única solução que está a ser estudada é o Barreiro. Do que conheço, os estudos permitem afirmar que um terminal para barcos de 14 metros de calado é possível chegar ao Barreiro e que está a ser estudada a possibilidade entre os 14 e os 17 metros", afirmou aos jornalistas à margem de uma iniciativa do município relacionada com as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.

A confirmar-se o aumento da actividade portuária no Barreiro, Carlos Humberto refere que as ligações rodoviárias entre o Barreiro e o Seixal e o Barreiro e o Montijo podem ganhar um novo impulso.

"No âmbito da possibilidade de se localizar no Barreiro o terminal de contentores, torna mais provável que se construa a ponte entre o Barreiro e o Seixal, tendo em conta a intensificação de trafego. Seria mais um argumento para que seja construída", afirmou.

Também a ligação directa do Barreiro à ponte Vasco da Gama, no Montijo, pode avançar de uma forma mais célere com o terminal de contentores.

"Existem também propostas várias da Lusoponte para uma ligação directa entre o Barreiro e ponte Vasco da Gama. É uma solução que deve ser estudada e articulada entre todos. São duas infra-estruturas que podem ganhar força com o terminal de contentores", concluiu.

Cargonews online

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA