Abril é o melhor mês de sempre na carga movimentada pelo porto de Viana
O mês de abril fechou com o melhor registo de carga movimentada dos últimos cinco anos no porto de Viana do Castelo, sobretudo para exportação, avançou à Lusa fonte da administração portuária.

"Abril de 2014 foi o melhor mês de sempre, desde que existe esta empresa", disse à Lusa fonte da Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC), criada em 2009 para gerir aquela infraestrutura portuária, integrada na gestão do porto de Leixões.

No total, o porto de Viana do Castelo movimentou "acima" de 65 mil toneladas de carga geral fracionada e um total de 24 navios em todo o mês de abril. Deste volume, cerca de 60% corresponde a exportação, acrescentou a mesma fonte.

Em todo o ano de 2013, aquele porto atingiu as 500 mil toneladas de carga movimentada, praticamente o mesmo volume do ano anterior. Recebeu, no entanto, menos 13 navios do que em 2012 (quando entraram 212), tendo a administração portuária justificado esta quebra com as dificuldades provocadas pela agitação marítima de dezembro.

Embora admitindo tratar-se de um ritmo difícil de manter nos próximos meses, a APVC aponta a "necessidade" de o território que dista 30 minutos daquele porto, entre os distritos de Viana do Castelo e de Braga, acolher "mais fábricas" de "cariz exportador" para poder manter este crescimento.

NL APP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA