Leixões cresce no primeiro trimestre do ano
Durante o mês de Março, o Porto de Leixões movimentou 1,66 milhões de toneladas de mercadorias, verificando-se um aumento de 22% face ao mês homólogo de 2013. Em termos trimestrais o movimento cresceu 1,4% totalizando 4,23 milhões de toneladas.

A evolução do trimestre foi positiva na carga contentorizada (+9,9%), no ro-ro (+792%) e nos granéis agro-alimentares (+21,6%). Por outro lado, verificaram-se quebras na carga geral fracionada (-10,5%) e nos granéis líquidos (-4,8%) cuja evolução é marcada pelo reduzido movimento durante os dois primeiros meses do ano causado por condições climatéricas. O movimento de contentores em TEU (Twenty-foot Equivalent Unit, a medida standard internacional equivalente a um contentor de 20 pés) e em número registaram aumentos de 13,1% e 14,1%, respetivamente.

No que diz respeito às exportações, registou-se um movimento idêntico ao trimestre homólogo, com 1,3 milhões de toneladas exportadas, destacando-se o crescimento verificado no papel e cartão (+37%) e nas bebidas (+18%). Angola foi o país de destino que mais cresceu (+40%).

NL APP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA