Porto de Sines: PSA já começou obras de expansão do Terminal XXI
No mês de janeiro, a PSA Sines, concessionária do Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI), iniciou as obras de expansão do terminal, as quais aumentarão a sua capacidade de 1.100.000 TEU para 1.700.000 TEU por ano.

O investimento total da PSA Sines nesta expansão será de 89 milhões de euros (Fase 2), sendo que o cais irá aumentar de 730 para 940 metros de extensão, crescendo 210 metros.

Serão também instalados mais 3 pórticos de cais super post-panamax, com capacidade para movimentar 24 fiadas de contentores a bordo dos navios de última geração de 18.000 e 19.000 TEU. O cais ficará preparado para operar em simultâneo dois destes navios de maior porte, uma vez que ficará com comprimento suficiente para dois navios de 400 metros cada e 9 pórticos no total.

O parque será também ampliado para uma área total de 36,4 hectares e ficará equipado com mais 28 conjuntos de tractor/trailer e mais 11 gruas de parque (E-RTG). Ficará, assim, com um total de 64 conjuntos de tractor/trailer e de 26 gruas de parque (RTG + E-RTG).

A fase de construção deverá estar terminada no final do corrente ano, sendo disponibilizadas por fases para operação ainda durante a construção. Nesta lógica, o primeiro dos três novos pórticos de cais deverá já ser entregue durante o próximo verão.

Com a conclusão desta fase de expansão, que cumpre o contratualmente previsto, o TXXI deverá empregar directamente cerca de 800 pessoas.

Site APS

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA