PSA antecipa terceira fase do Terminal XXI
A terceira fase da ampliação do Terminal XXI de Sines avançará já em Maio do próximo ano. A notícia foi dada pela secretária de Estado dos Transportes.
"A PSA decidiu no final de Setembro avançar para a terceira fase de ampliação do Terminal de Sines", afirmou a secretária de Estado durante o Fórum Infraestruturas e Transportes, realizado em Lisboa.
Em declarações à margem do evento, Ana Paula Vitorino disse que a terceira fase "é para avançar imediatamente assim que estiver concluída a segunda fase", que deverá estar pronta em Maio do próximo ano.
Questionada sobre o investimento nesta obra, a secretária de Estado afirmou que será "um pouco mais elevado" que os 30 milhões de euros que serão investidos na segunda fase de expansão.
Ana Paula Vitorino adiantou que a administração portuária de Sines fará um investimento na
ordem dos 60 milhões de euros no molhe, uma obra necessária para que a terceira
fase de ampliação avance. A intervenção prevista para o molhe vai entrar "brevemente em avaliação de impacte ambiental e estará concluída dentro de um ano e meio", afirmou.
"Atendendo à capacidade que estamos a ter de captar linhas [de tráfego marítimo], justifica-se este investimento", sustentou, acrescentando tratar-se "de um investimento privado estrangeiro com viabilidade eonómico-financeira".
A secretária de Estado salientou que a decisão da PSA de Singapura avançar para a terceira fase de ampliação do Terminal de Sines foi tomada "há pouco mais de um mês, ou seja, em plena crise", o que demonstra que apesar da situação económica mundial há projectos que continuam a ser atractivos, disse.

T&N 21-11-08

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA