Nova estação de passageiros do Porto de Leixões inaugurada no segundo semestre
A nova estação de passageiros do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões tem inauguração prevista para o segundo semestre de 2014, resultando de um investimento de 24,8 milhões de euros, que vai permitir que o Porto de Leixões receba um maior número de passageiros de cruzeiro.
A nova estação de passageiros de Leixões é parte integrante do novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, que foi inaugurado em 2011, num projecto que pretende colocar Leixões na rota dos grandes navios de cruzeiro, uma vez que, com a construção das novas infra-estruturas, Leixões passa a poder receber navios com capacidade para mais de dois mil passageiros.
A estação de passageiros é o edifício central do complexo e, além de oferecer todas as condições para o embarque e desembarque de passageiros, deverá contar também com um espaço dedicado à produção e divulgação científica através do Pólo do Mar do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.
Com a entrada em funcionamento da nova infra-estrutura, Leixões espera também a chegada de mais navios e passageiros, estimando-se que, e, 2014, passem pelo Porto de Leixões cerca de 90 navios de cruzeiro, 23 escalas a mais que em 2013, quando passaram por Leixões 67 navios, enquanto o número de passageiros deverá passar dos 46.620 registados este ano, para mais de 82 mil.
“No Ano 2014, prevê-se que o mercado de cruzeiros responda positivamente à estratégia desenvolvida pela APDL na afirmação internacional do Porto de Leixões como um porto de cruzeiros”, refere a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), citada na newsletter da Associação dos Portos de Portugal (APP).
Além do aumento no número de escalas e passageiros, o Porto de Leixões deverá receber também, pela primeira vez, navios da Aida Cruises e da Tui Cruises, enquanto outras companhias deverão reforçar o número de escalas, como é o caso da Costa Cruzeiros, que deverá passara de uma escala anual para cinco, a P&O aumenta para sete escalas quando no ano anterior apenas registou três, sendo que a Oceana e a Hollanda America Lines aumentam de três para quatro escalas.
Leixões espera ainda, para 2014, cinco escalas inaugurais de navios, o primeiro dos quais será o Aida Luna, a 1 de Abril, seguindo-se o Mistral, da Costa Cruzeiros, a 10 de Maio, o Horizon, da Pulmantur, a 2 de Junho, O Mein Schiff3, da Tui Cruises, a 18 de Junho, e o Mein Schiff1, que passa por Leixões a 27 de Setembro.
A grande concentração de escalas deverá ocorrer em Maio, quando são esperados 20 navios, bem como em Setembro, para quando estão previstas mais 23 embarcações, sendo que, dos navios previstos, 41 têm dimensão acima dos 200metros e, destes, 13 terão mais de 250metros.

NL APP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA