Porto de Luanda chegou aos 13 milhões de toneladas em 2013
Em 2013, o Porto de Luanda movimentou 13 milhões de toneladas de carga diversa, segundo informou terça-feira o presidente da Porto de Luanda, Francisco Venâncio.

No final da cerimónia de tomada de posse dos novos membros da direcção da Associação dos Portos de Angola (Apang), Venâncio disse que, embora o relatório relativo ao ano transacto esteja ainda por fechar, “já se pode falar em crescimento”, tendo acrescentado que o porto tem registado um crescimento contínuo em termos de carga processada.

Francisco Venâncio mencionou ainda o facto de estrutura portuária estar em processo permanente de introdução de melhorias, decorrendo actualmente a dragagem dos fundos junto aos cais a fim de permitir a atracação de navios de maior calado.

“Passámos de navios com 150 metros para outros com 240 a 250 metros de comprimento, facto que exige uma profundidade que permita a realização de manobras sem qualquer risco de encalhar”, disse.

O presidente da Porto de Luanda referiu-se também ao risco de a pirataria marítima que afecta a costa ocidental africana poder vir a atingir as águas angolanas, tendo-se limitado a afirmar que “o país tem de estar preparado para enfrentar esse desafio e não pôr a sua soberania em risco.”

NL APLOP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA