Leixões atinge novo máximo: 17 milhões de toneladas
O Porto de Leixões registou em 2013 um aumento de 3,4% nas mercadorias movimentadas encerrando o ano com um novo máximo de 17,2 milhões de toneladas. Do balanço final do ano destaca-se o aumento nos Granéis Líquidos (+11%) e na carga Ro-Ro que viu o seu volume aumentar para mais do quádruplo do ano anterior.

As exportações alcançaram um valor idêntico ao do ano anterior (5,5 milhões de toneladas). Os principais destinos das exportações são Angola, Reino Unido, Marrocos, Argélia e EUA. De salientar que os principais produtos exportados por Leixões foram Produtos Refinados e Aromáticos, Ferro / Aço, Papel e Cartão, Paralelepípedos, Bebidas, Azulejos e Mosaicos, e Máquinas.

Na movimentação de contentores, o Porto de Leixões totalizou 626 mil TEU (Twenty-foot Equivalent Unit, a medida standard internacional equivalente a um contentor de 20 pés). O número de contentores superou largamente as previsões iniciais, apesar da ligeira quebra face ao ano anterior (-1%). Recorde-se que os números do ano anterior foram significativamente inflacionados pelos contentores deslocados dos portos afetados por problemas laborais o que torna assinalável o valor alcançado este ano.

NL APP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA