Porto da Figueira da Foz ultrapassa os dois milhões de toneladas movimentadas num só ano
O Porto da Figueira da Foz assinala esta quarta-feira, dia 11 de Dezembro, a ultrapassagem de dois milhões de toneladas movimentadas num só ano.

A administração da APFF decidiu celebrar esta marca histórica com a colocação de uma placa assinalando o facto.

A cerimónia, com início às 12:00, junto à portaria do Porto Comercial, tem sobretudo um carácter simbólico, como sublinha José Luís Cacho, que lidera o Porto da Figueira da Foz desde que esta infra-estrutura portuária foi transformada em empresa pública (APFF):
“Trata-se, fundamentalmente, de homenagearmos todos os parceiros e colaboradores que têm contribuído para este crescimento assinalável do Porto da Figueira da Foz; um gesto de reconhecimento pelo dinamismo que o tecido empresarial figueirense, que a Comunidade Portuária tem evidenciado nos últimos anos. O sucesso de um porto está umbilicalmente ligado a essa dinâmica, a par do esforço e dedicação de todos os trabalhadores” – afirma o administrador, acrescentando:
“Vamos ter connosco, entre outros, o Presidente da Comunidade Portuária da Figueira da Foz, representantes dos operadores portuários OPERFOZ s LISCONT, representantes dos agentes de navegação FOZTRÁFEGO, EUROFOZ e OREY e da empresa de trabalho portuário FOZPOR. Isto para além, claro, dos trabalhadores da APFF”.

O dia 11 de Dezembro fica assim na história do Porto da Figueira da Foz como a data em que este Porto ultrapassou pela primeira vez os dois milhões de toneladas movimentadas num ano. Desta forma, 2013 vai ser o seu melhor ano de sempre, atingindo um valor que rondará os 2.100.000 de toneladas de tráfego de mercadorias, dando seguimento a uma tendência sustentada de crescimento, iniciada em 2009.

Já o início de 2013 auspiciava os melhores resultados para o ano, uma vez que em Janeiro se ultrapassou pela primeira vez a barreira das duzentas mil toneladas de mercadorias movimentadas num só mês.

O terceiro trimestre do ano apresentou valores elevados de tráfego de mercadorias, com Setembro a ficar muito próximo do record estabelecido em Janeiro.

O crescimento em relação ao anterior melhor ano de sempre neste Porto - 2012 -> 1.796.597,00 toneladas-, rondará os 16,89%, consolidando assim um crescimento médio anual de 9,24% nos últimos dez anos, e de 13,48% nos últimos cinco.

Ao longo dos últimos dez anos as exportações superaram sempre as importações, constituindo as primeiras, no agregado deste período, 58,27% do movimento total de mercadorias e as segundas 41,73% do mesmo total.

NL APP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA