Maersk McKinney Moller em viagem inaugural à Europa
Maersk McKinney Moller, o maior porta-contentores do mundo está a fazer a sua viagem inaugural da Ásia para a Europa. O primeiro dos novos Triple-E deverá chegar a Roterdão, na Holanda, no próximo dia 16 de agosto.

Com 20 andares, 398 metros de comprimento e 58 de largura, tem capacidade para levar 11% mais carga do que o anterior maior navio, ou seja 18.000 TEU. No entanto, a Maersk terá que operar este seu primeiro navio Triple-E com uma média de 14.000 contentores porque os guindastes dos portos não são altos o suficiente para os contentores adicionais.

Depois de Roterdão, o Maersk McKinney Moller seguirá para Bremerhaven (Alemanha), Gdansk (Polónia), Aarhus (Dinamarca) e Gotemburgo (Suécia), antes de regressar à Ásia.

No final de setembro, o segundo Triple-E, o Majestic Maersk, recentemente entregue à Maersk, rumará a Copenhaga, na Dinamarca, para fazer parte de uma campanha de portas abertas, ser apresentado ao público com uma exposição multimédia. O Majestic tem capacidade para 18.270 contentores e mede 399 metros de comprimento por 59 de largura.

Estes dois navios foram construídos pelos estaleiros Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME) da Coreia do Sul. A série Triple-E vem responder à estratégia da maersk na sua aposta de funcionamento: economia de escala, eficiência energética e rentabilidade.

Cargo News Online

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA