Porto de Leixões com máximos históricos em Abril
O Porto de Leixões movimentou durante o mês de Abril mais de 1,7 milhões de toneladas de mercadorias, traduzindo-se num novo máximo histórico mensal e um crescimento de 30% face ao período homólogo de 2012. Este valor supera em 105 mil toneladas o anterior recorde histórico, que tinha sido registado no mês de março de 2011. Também o movimento mensal de navios registou o valor mais alto de sempre em abril, atingindo 2,9 milhões de toneladas GT, o que se traduz no crescimento da capacidade dos navios que aportam Leixões.
Em termos acumulados, Leixões movimentou desde o inicio do ano 5,9 milhões de toneladas de mercadorias, um acréscimo de 7% em comparação com o período homólogo, destacando-se aumentos em praticamente todos os segmentos de carga: carga geral fraccionada (30%), carga contentorizada (+5%), granéis líquidos (+9%) e roll-on/roll-off (+116%).
O movimento de contentores em Leixões continua com uma dinâmica de crescimento, atingindo nos últimos quatro meses do ano 192 mil TEU’s (Twenty-foot Equivalent Unit, a medida standard internacional equivalente a um contentor de 20 pés) (+6%).
As exportações por Leixões registaram, no acumulado do ano, um aumento de quase 13% em relação a igual período de 2012 com uma movimentação de cerca de 1,9 milhões de toneladas de mercadorias. Este crescimento deve-se sobretudo às exportações para Argélia (+150%), Marrocos (+61%), EUA (+45%), Reino Unido (+44%) e França (+39%). No que às mercadorias exportadas diz respeito, destacam-se os produtos refinados diversos (+38%), o ferro e aço (+15%), os produtos aromáticos (+12%), as bebidas (+21%), o papel e cartão (+8,5%), as máquinas e aparelhos (+12%) e os produtos químicos (+163%).

NL APP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA