Porto de Setúbal é o eixo mais importante na logística para os veículos produzidos na Volkswagen Aut
“O Porto de Setúbal é o eixo mais importante na logística de automóveis produzidos na Volkswagen Autoeuropa”, é a opinião do responsável da VW Logistics em Portugal, Dr. António de Oliveira, expressa em entrevista de avaliação da satisfação de clientes, em 3 de maio de 2013, contabilizando que “desde o ano de 1995 até à data, já foram enviados, via Porto de Setúbal, mais de 1,6 milhões de veículos”.
São números que demonstram a capacidade logística e de acessibilidades do Terminal Roll-on Roll-off do porto e, por outro lado, a sólida parceria que existe entre a APSS e a Autoeuropa: “Cerca de 99% do volume de produção destina-se à exportação, é imperativo que a ligação entre a produção e o despacho de veículos seja rápida e eficiente. Cerca de 80% do volume produzido na Volkswagen Autoeuropa é enviado pelo Porto de Setúbal, tornando-se essenciais os bons acessos por rodovia e ferrovia para um rápido escoamento do produto final”, salienta igualmente que “não é só a exportação, mas também a importação de veículos que tornaram este porto, a porta marítima nacional mais importante”.
Por outro lado, António de Oliveira considera, em relação à exportação de veículos para o Extremo Oriente, que “o aumento de volume de veículos para o mercado chinês alterou o conceito de envios. Em novembro de 2011, saiu o primeiro navio do Porto de Setúbal direto para a China. No passado, os carros faziam escala em Emden, depois, Bremerhaven e só depois seguiam diretos para três portos na China, Xingang, Xinsha e Shanghai. Com a alteração da rota de envio, reduziu-se em três semanas, para um total de cinco semanas, o tempo de transporte para a China, para satisfação do cliente final. Isto mostra claramente que estamos aptos a realizar também este tipo de envios. O sucesso da relação entre a Volkswagen e o Porto de Setúbal, hoje e no futuro, tem por base a boa colaboração entre todos os intervenientes, operador logístico (Sintax Navigomes), Alfândega de Setúbal, despachante (JHF Lopes) e armador (NYK, Pinto Bastos) ”.
Ainda acerca das perspetivas do futuro da relação entre a Autoeuropa e o Porto de Setúbal, conclui que, “dada a experiência que já adquirimos com os envios para a Europa e para a China, podemos afirmar que temos todas as condições para exportar para qualquer destino”.

NL APSS

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA