Governo quer decisão sobre novo terminal de contentores de Leixões neste ano
Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, afirmou que o Governo espera tomar uma decisão acerca do lançamento do concurso para construção do novo terminal de contentores do porto de Leixões ainda neste ano, acrescentando que a probabilidade de haver um novo concurso é "elevada".

À Lusa, e na sequência de uma intervenção na sessão 'As Empresas e a Regeneração Urbana - Oportunidades, Desafios e Financiamento', Sérgio Monteiro referiu que o Governo encara com "elevada probabilidade" a "possibilidade de lançar um novo concurso para um terminal de contentores". "Gostávamos de ter a decisão tomada ainda este ano. 2013 está a correr bem, está a consolidar a atividade de 2012», acrescentou o secretário de Estado, realçando que ainda estão a decorrer negociações com a APDL, pelo que não queria avançar mais informações.

Fonte oficial da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), referiu que o novo terminal de contentores, integrado Plano Estratégico dos Transportes (PET), está em fase de "estudo prévio".

Recorde-se que o PET prevê a construção de um novo terminal com "arranque após 2014", num valor de 160 milhões de euros, financiado parcialmente pelo Banco Europeu de Investimento. O novo terminal deverá ter fundos de -14 metros, o que vai permitir acolher em Leixões navios de maior capacidade, uma vez que o atual terminal tem -12 metros.

Cargonews 25.03.13

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA