O porto de Sines é o 7º porto ibérico e entra no “top 25” dos portos europeus
Com um novo máximo, em 2012, de 28,6 milhões de toneladas movimentadas, o porto de Sines conseguiu, pela 1ª vez, entrar no “top 25” dos maiores portos europeus, tendo sido, inclusivamente, o porto europeu que mais cresceu em 2012, com 11%, seguido de Algeciras e de Riga, com 7,1% de incremento.

O porto de Sines assegurou o 24º lugar na Europa, superando, no total da movimentação, os portos de Dublin (Irlanda) e de Gdansk (Polónia) e ficando a menos de 100 mil toneladas do porto de Huelva e a menos de 1 milhão de toneladas do porto de Bilbao que o precedem na quantidade total de movimentação anual. O “ranking” ibérico é liderado pelo porto de Algeciras, seguido de Valência e Barcelona.

Com o crescimento de 24% na movimentação de contentores, que ultrapassou os 553.000 TEU, o porto de Sines foi o 2º porto que mais cresceu na Europa, logo a seguir ao porto de Gdansk e acima do crescimento de Algeciras, cujo incremento foi de 13% em 2012.

As condições naturais do porto de Sines tornam-no apto a receber navios de grande porte, com calados acima de 16 metros sem quaisquer limitações de maré. Em 2012, recebeu um maior número de escalas de navios, com maior dimensão, o que permite reforçar o seu posicionamento como um “hub” europeu por excelência, associado à sua progressiva capacidade de penetração do “hinterland” ibérico.

Como nova oportunidade, foi anunciado, recentemente, um novo serviço para a África do Sul e que se soma ao aumento quantitativo dos atuais serviços de linha regular e ao progressivo crescimento do tráfego pelo Canal de Suez - fruto da redução das taxas de trânsito no Canal e do aumento da capacidade dos novos navios (superiores a 14.000 TEU) que não irão sulcar o futuro canal do Panamá, limitado a navios até cerca de 12.500 TEU – e que fazem prever um crescimento contínuo e sustentado da carga contentorizada no ano em curso.

As exportações continuaram, assim, a crescer na ordem dos 27%, abrangendo, como principais países destinatários, os Estados Unidos da América, a China, o Brasil, Gibraltar, Reino Unido, a França, a Holanda, a Bélgica, a Espanha e Marrocos.

Site APS

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA