Exportações no porto de Sines crescem 27% e mercadorias 11%
O Porto de Sines fechou o ano de 2012 com um novo máximo histórico de movimentação de mercadorias, alcançando um total de 28,6 milhões de toneladas movimentadas. Representa um crescimento global homólogo de 11%, puxado pelos três principais segmentos de carga, os granéis sólidos, a carga geral e os graneis líquidos. De destacar ainda que os movimentos de carga tiveram um crescimento muito mais acentuado que os movimentos de descarga, com os primeiros a aumentarem 18% e os segundos a cresceram 8%.
Para o novo recorde de movimentação de mercadorias destacaram-se muito positivamente o Terminal Multipurpose, o Terminal de Contentores (TXXI) e o Terminal de Graneis Líquidos, registando um crescimento homólogo de 34%, de 23% e de 7%, respetivamente.
Nos contentores foi igualmente registado um novo máximo histórico no ano que agora terminou, tendo sido movimentados 553.063 TEU, mais 24% que em 2011. Com a 2.ª fase de expansão do Terminal XXI concluída em 2012, o movimento de contentores continuou a crescer sustentadamente nos serviços já existentes e iniciaram-se novos serviços que lhe permitiu consolidar a rede de ligações diretas para praticamente todos os continentes do mundo.
O número de navios escalados cresceu 5% e, globalmente, o seu porte aumentou 13%, estando em linha com o perfil cada vez mais sustentado deste porto “hub” ao receber navios de grande dimensão e de calados acima de 16 metros.
Este crescimento global teve reflexos diretos no comportamento excecional das exportações que atingiram um valor global de 6,8 milhões de toneladas, ou seja, mais 27% em comparação com o ano anterior.
O top 10 dos destinos das exportações foram os Estados Unidos da América, China, Brasil, Gibraltar, Reino Unido, França, Holanda, Bélgica, Espanha e Marrocos. As principais mercadorias exportadas foram os vários tipos de refinados, os mármores e granitos, a pasta e papel, produtos químicos, coque e semicoque, maquinarias e produtos portugueses para consumo.

NL APP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA