Porto de Sines - arrancam as obras de duplicação da capacidade instalada
O porto de Sines cumpre hoje mais um marco, com o lançamento da primeira pedra dos trabalhos de expansão da Fase II do Terminal XXI do porto de Sines. A importância do acto é atestada pela presença do primeiro-ministro José Sócrates na cerimónia, acompanhado pelo ministro Mário Lino.
De responsabilidade da concessionária PSA International, representa um investimento de 69 milhões de euros, que permitirá aumentar o cais dos actuais 380 metros para 730 metros, e a  capacidade, que é hoje de 400.000 teu/ano, para os 800.000 teu/ano. Os pórticos serão duplicados (de três para seis), enquanto que o terrapleno adjacente passa para 24 hectares.
Entretanto, a APS iniciou já o processo do concurso público para a expansão do molhe leste para 1.350 metros (quebra mar), de forma a suportar futuramente a III Fase de expansão do Terminal XXI. Trata-se, neste caso, de uma antecipação às necessidades do porto de águas profundas: o actual molhe leste permite suportar a Fase II de expansão do Terminal XXI, mas a APS criará já as condições para futuramente se iniciar a Fase III, que aumentará a parede de cais para os 940 metros, comportando três porta-contentores de última geração em simultâneo.
Quanto à capacidade de terraplenos adjacentes, ela será aumentada para os 1.320.000 teu/ano, ao desenvolver-se numa área de 36,4 hectares. Por essa altura, o Terminal XXI ficará a dispor de nove pórticos de cais.

in Cargo news 360

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA