Carga movimentada em Leixões atinge os 15 milhões de toneladas
O Porto de Leixões estabeleceu um novo recorde ao movimentar pela primeira vez na sua história 600 mil TEU’s (cerca de 390 mil contentores) num único ano de actividade, marco assinalado numa cerimónia que se realizou esta segunda-feira em Leixões.
Em termos globais, desde Janeiro até Novembro, o Porto de Leixões totalizou 15 milhões de toneladas de carga movimentada, um crescimento de 2% face ao período homólogo anterior. O balanço positivo nestes 11 meses resulta não só do aumento da Carga Contentorizada (+17,2%) mas também dos Granéis Agro-alimentares (+7,2%) e da Carga Ro-Ro (+80,8%).
As exportações por Leixões continuam a crescer a bom ritmo com um aumento até novembro de 20,3%, à semelhança do que aconteceu em 2011 em que o crescimento do ano foi de 34%.
Entre os mercados de destino que contribuíram para este aumento destacam-se Marrocos, Angola, Argélia e Reino Unido. De salientar que os principais produtos exportados de Leixões foram Ferro / Aço, Produtos Refinados e Aromáticos, Paralelepípedos, Papel e Cartão, Bebidas, Equipamentos e Materiais para a construção civil, entre outros.

NL APP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA