João Carvalho assume presidência do Instituto da Mobilidade e dos Transportes
Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia, escolheu para presidente do novo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) João Carvalho, atual presidente do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, segundo despacho publicado em 'Diário da República'.
De acordo com o despacho, a escolha foi fundamentada na experiência profissional e na “reconhecida aptidão para o desempenho da função inerente ao cargo” de João Carvalho, sendo possível ao novo presidente do IMT exercer atividades docentes, incluindo coordenação de cursos de mestrado e doutoramento.
Atualmente com 64 anos, João Carvalho é licenciado em economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa e seguiu a carreira de oficial da marinha mercante até 1975, na Companhia Colonial de Navegação e depois na Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos. Foi administrador da Transinsular – Transportes Marítimos Insulares e presidente da Associação de Armadores da Marinha de Comércio e da Comunidade Portuária de Lisboa, técnico da Inspecção-Geral de Navios (organismo da Secretaria de Estado da Marinha Mercante), exercendo ainda cargos de chefia nos Transportes Marítimos Internacionais, Transportes Marítimos Insulares, Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, Fórum Permanente para os Assuntos do Mar e Escola Náutica Infante D. Henrique.
Desde 2009 que é membro do Conselho Consultivo de Obras Públicas, Transportes e Comunicações e vogal do conselho diretivo do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos.
Recorde-se que o IMT sucede aos IPTM, IMTT e INTF e terá por missão regular, fiscalizar e exercer funções de planeamento das atividades dos setores das infra-estruturas rodoviárias e regular a atividade dos portos comerciais e transportes marítimos, estendendo também a sua influência ao setor ferroviário.

Cargonews 17.12.12

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA