Porto de Sines: Terminal XXI já tem 6º pórtico em operação
Já está em operação, no Terminal XXI do porto de Sines, o 6º pórtico super-post panamax com capacidade para a carga e descarga de contentores dos maiores navios em operação no mundo, assim como os que ainda estão em construção (ULCS – Ultra Large Container Ship da classe Triple E, com capacidades de 18.000 TEU), atingindo as 23 fiadas de contentores a bordo.
Este equipamento de última geração junta-se aos 5 já existentes, representando um investimento da concessionária PSA Sines de 7 milhões de euros e completa a segunda fase de expansão do Terminal XXI que agora tem uma capacidade de movimentação anual de 1 milhão de TEU.
Com um peso de 1.320 toneladas, o novo pórtico foi assemblado nos últimos meses no parque de contentores do terminal e foi depois deslocado para o caís através de um sistema de carris preparado para o efeito.
O desempenho operacional deste tipo de equipamento assume especial importância para o reforço do papel do Terminal XXI à escala internacional, contribuindo para significativos ganhos de produtividade, nomeadamente no que respeita à performance de movimentos navio/terra e terra/navio que, combinados, podem ser inferiores a 1 minuto por contentor, colocando o porto de Sines ao nível dos principais portos mundiais.
Os investimentos realizados nesta segunda fase de expansão do Terminal XXI por parte da concessionária ascenderam a 79 milhões de euros, a que se juntaram cerca de 40 milhões de euros investidos pela Autoridade Portuária na ampliação do molhe de proteção.

Site APS

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA