Sines recebe prémio internacional de serviço público de excelência com responsabilidade social
O Porto de Sines foi distinguido com o galardão CEEP-CSR Label que reconhece as empresas de serviços públicos que se destacam pelo cumprimento da excelência na prestação de serviços e das melhores práticas no âmbito da responsabilidade social. A atribuição do prémio foi realizado por um júri internacional independente e a cerimónia de entrega do prémio decorrerá no próximo dia 14 de Novembro no Parlamento Europeu em Bruxelas.
Entre candidaturas de muitas empresas dos vários estados membros, a candidatura do Porto de Sines foi seleccionada para atribuição desta distinção, com os projectos JUP – Janela Única Portuária, CUP – Cartão Único Portuário e SIIG – Sistema de Informação e Identificação Geográfica a serem galardoados com o CEEP–CSR Label. A avaliação das candidaturas é realizada com base numa matriz de seis dimensões: corporate governance, relações com os stakeholders, respeito pelos standards internacionais, responsabilidade social, respeito pelo meio ambiente e relacionamento com os municípios e outras entidades.
Na categoria “Projectos que fomentem a criação de produtos e soluções inovadoras”, foram distinguidos a Janela Única Portuária pela estreita e frutífera colaboração entre todos os atores envolvidos no negócio portuário, relação esta que contribui de forma preponderante para que Sines seja um porto eficiente, moderno e simplificado, com uma oferta de serviços de excelência aos seus clientes, envolvendo todos os seus stakeholders. A gestão portuária é desta forma mais transparente, com uma melhor gestão de recursos, beneficiando todos os intervenientes no processo de despacho de navios e cargas.
O Cartão Único Portuário destacou-se pela redução de tempos de espera no acesso às zonas sob jurisdição portuária, enquanto o SIIG assume relevância no âmbito da optimização dos recursos operacionais, reduzindo os tempos de estada de navios em porto e contribuindo para o aumento de eficiência das operações.
O CEEP - Centre of Employers and Enterprises providing Public Services foi fundado em 1961 pela Comissão Europeia, está sedeado em Bruxelas e tem como missão unir as empresas públicas sob o desígnio comum da excelência e da promoção da cooperação e solidariedade entre instituições, agindo como seu interlocutor na Comissão Europeia. O Prémio CEEP-CSR Label é o reconhecimento das empresas prestadoras de serviços públicos de excelência com “Corporate Social Responsibility”.

Site APS

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA