Porto de Setúbal é o primeiro porto português com estatuto de ECOPORT
A European Sea Port Organization (ESPO), via EcoPorts Foundation, reconheceu a excelência da qualidade ambiental na Baía de Setúbal, passando o porto de Setúbal a integrar a rede europeia de “ECOPORTS”, após criteriosa análise que compara e distingue as melhores práticas ambientais em zonas portuárias.

A EcoPorts, enquanto organização responsável a nível europeu pela realização de análises específicas de benchmarking portuário, atribuiu ao porto de Setúbal a nota de 94,79, numa escala de 0 a 100, o que corresponde a uma excelente avaliação. Para a análise sobre o bom desempenho ambiental concorrem fatores distintos, tais como o ordenamento e usos do solo, a medição da qualidade da água e do ar, as metodologias de movimentação e armazenamento das mercadorias, as medidas de preservação dos ecossistemas e a relação Porto-Cidade.

A apreciação realizada através do Self-Diagnosis Methodology (SDM) identificou ainda oportunidades de melhoria, a implementar futuramente em articulação com as respetivas autarquias, com a comunidade envolvente e demais partes interessadas.

Cargonews 1273

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA