Porto de Leixões - Mais de 8 milhões de toneladas de carga fazem o melhor semestre de sempre
O movimento de mercadorias no Porto de Leixões atingiu no primeiro semestre de 2012 um valor recorde de 8,3 milhões de toneladas, um crescimento de 2,1% face ao período homólogo de 2011, alicerçado no aumento de 14% das exportações realizadas a partir de Leixões.

As exportações via Porto de Leixões totalizaram neste primeiro semestre cerca de 2,5 milhões de toneladas de carga, tendo como principais mercadorias os produtos refinados/aromáticos, o ferro/aço, os paralelepípedos, o papel e as bebidas. Os destinos da carga exportada dividem-se entre Angola, Reino Unido, Marrocos, Argélia e os Estados Unidos da América.

A carga contentorizada continua a ser a principal responsável pelo crescimento de mercadorias no Porto de Leixões. De Janeiro a Junho de 2012, foram movimentadas cerca de 2,9 milhões de toneladas de carga contentorizada, um aumento de 250 mil toneladas em relação a igual período de 2011.

Foram movimentados, nos primeiros seis meses deste ano, 180 mil contentores em Leixões, a que corresponde 283 mil TEU’s (Twenty-foot Equivalent Unit, a medida standard internacional equivalente ao volume de um contentor de 20 pés), um crescimento de 10,1% face ao primeiro semestre do ano passado 2011.

Os granéis líquidos tiveram também um aumento significativo de 222 mil toneladas (+ 6,3%) em relação ao ano anterior, registando neste primeiro semestre mais de 3,8 milhões de toneladas movimentadas.

NL APP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA