Exportações com novo máximo histórico no Porto de Sines
O Porto de Sines fechou o 1º trimestre de 2012 com um crescimento global de 22,2% no movimento de mercadorias relativamente a igual período do ano anterior. Nos primeiros três meses do corrente ano foram movimentadas 6,96 milhões de toneladas de mercadorias, com os principais segmentos de carga a registarem um comportamento muito positivo.

Os Granéis Sólidos cresceram 25,2% e registaram um total de 1,15 milhões de toneladas movimentadas, os Graneis Líquidos cresceram 21,9% e atingiram o total de 4,27 milhões de toneladas de mercadorias e a Carga Geral registou um crescimento de 21,1% correspondente a 1,54 milhões de toneladas de mercadorias.

Na análise do desempenho dos primeiros três meses do ano, destaca-se ainda o forte aumento das exportações que registou um crescimento de 63,3% e permitiu obter o melhor trimestre de sempre na história do Porto de Sines no mercado das exportações, ao atingir 1,67 milhões de toneladas.

Nos Graneis Líquidos as principais exportações foram ao nível dos produtos refinados nos vários tipos de gasolinas, combustíveis para a aviação e os combustíveis para as máquinas marítimas, tendo como principais destinos os Estados Unidos da América, Espanha, Gibraltar, Marrocos, Reino Unido, Gana, Nigéria, Holanda, Turquia, Guiné-Bissau e México. Já na Carga Geral as exportações aumentaram bastante no movimento por contentor, sendo os principais produtos as pedras ornamentais (mármores), papel, produtos hortícolas e frutícolas, maquinarias e os plásticos, tendo como principais destinos praticamente todas as regiões do globo.

Na carga contentorizada, o terminal de contentores registou, neste trimestre, um total de 122.510 TEU movimentados (+7%), correspondendo a um crescimento de 21,7% na mercadoria movimentada por contentor.

Neste período, foram inaugurados os serviços para a costa oeste dos Estados Unidos e Canadá, através do Canal do Panamá e para a América do Sul abrangendo o Brasil, o Uruguai e a Argentina, serviços da responsabilidade da MSC, 2º operador mundial, que permitiram incorporar novas origens e destinos no tráfego de contentores por Sines.

Sines deu, igualmente, as boas vindas à CMA-CGM, 3º operador mundial de contentores, que iniciou, no final deste trimestre, a actividade de transporte marítimo regular em Sines, com um novo serviço de ligação a África.

Site APS

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA