CMA-CGM inicia serviço no Porto de Sines
O primeiro serviço da CMA-CGM no Porto de Sines teve início dia 13 de abril com a escala do navio “Jumme Trader” no Terminal XXI, onde movimentou 1.651 TEU. A recepção do primeiro navio da CMA-CGM, o terceiro armador mundial de contentores, reveste-se da maior importância no processo de desenvolvimento comercial do Terminal XXI, ocorrendo alguns dias depois da inauguração das obras de expansão deste terminal, em cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro.

O início deste serviço marca também o início das ligações regulares a África, completando, desta forma, a cobertura das principais regiões do globo com serviços diretos a partir do Porto de Sines. Com efeito, este novo serviço, designado “West Africa Express”, passa a ligar Sines aos portos de Tanger (Marrocos), Abidjan (Costa do Marfim), Lomé (Togo), Lagos (Nigéria), Cotonou (Benim) e Dacar (Senegal), podendo servir ainda outros portos africanos em função das necessidades comerciais em cada rotação.

Como é habitual na primeira escala de um novo serviço, foi entregue uma “cresta” do Porto de Sines ao comandante do navio, assinalando-se desta forma a importância do início de mais um serviço que se junta aos já existentes, mas desta vez com uma importância particular, pois, conforme referido, marca simultaneamente o início das operações de um novo armador e de um serviço para o continente africano.

Este é já o terceiro novo serviço no ano de 2012, juntando-se ao da América do Sul e ao do Canal do Panamá para a costa oeste da América do Norte, ambos da MSC. O Porto de Sines tem cada vez mais uma oferta completa de serviços diretos para todas as regiões do globo, em linha com a sua vocação natural de porto hub, tirando-se partido das suas novas capacidades para a receção e operação dos navios de contentores: 730 metros de cais, fundos de 17,5 metros, 5 pórticos super postpanamax e 24 hectares de parque de armazenamento.

A CMA-CGM é uma empresa que está orientada para o transporte de carga para todo o mundo, com grande cariz marítimo, mas oferecendo igualmente soluções completas porta a porta com recurso à intermodalidade, servindo todo o processo de transporte desde o ponto de encomenda até ao ponto de entrega da carga. Recorde-se que esta empresa iniciou também recentemente a operação de comboios entre o Porto de Sines e o seu hinterland, passando a ser para o tecido empresarial português uma forte opção na seleção do transporte completo para todo o mundo.

NL APP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA