Movimento de mercadorias nos principais portos nacionais bateu recordes em 2011
No ano de 2011 foram movimentados, nos sete principais portos nacionais, 66,8 milhões toneladas de mercadorias, o que traduz um aumento de 2,8% face aos números registados em 2010, perfilando-se como o melhor registo anual de sempre. Segundo dados divulgados pelo IPTM, o crescimento no segmento dos contentores foi ainda maior, cifrando-se nos 11%.
Entre os portos com resultados positivos estão Leixões (na foto), Lisboa, Sines e Figueira da Foz, sendo que o porto que mais carga movimentou em 2011 foi o porto de Sines, com quase 26 milhões de toneladas. No tipo de mercadorias movimentadas, o destaque vai para os granéis líquidos que superaram os 27 milhões de toneladas, ou seja quase 41% do total. Já a carga geral (23,2 milhões de toneladas) e os granéis sólidos (16,3 milhões) apresentam uma quota mais modesta: 34,7% e 24,5% respetivamente.
Aos crescimentos no total de carga movimentada e no segmento dos contentores não correspondeu o total de navios operados nos principais portos nacionais, com uma ligeira quebra de 1,5%.

NL APP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA