Primeiro Ministro quer ligar Sines a Espanha até 2014
O primeiro-ministro disse esta terça-feira esperar que a linha de mercadorias que vai ligar Sines a Badajoz possa estar pronta até 2014, “uma cronologia que seria boa para Portugal”.
Pedro Passos Coelho advertiu, no entanto, para o facto de este ser um processo moroso. Não é uma questão que “se consiga decidir e fechar de um dia para o outro”.
As declarações do primeiro-ministro, feitas à margem da inauguração da ampliação do terminal XXI do Porto de Sines, surgem depois de o Tribunal de Contas não ter concedido o visto à adjudicação do contrato de construção de linha de alta velocidade entre Poceirão e Caia ao consórcio Elos (liderado pela Soares da Costa e pela Brisa) e de o Governo ter assumido que a decisão deixava cair definitivamente o projecto do TGV em Portugal.
A intenção do Governo é, agora, avançar com a construção de uma linha de alta prestação em bitola europeia para mercadorias que ligue Sines a Badajoz.
Passos lembrou que este projecto tem estado a ser discutido entre o Governo português e as autoridades espanholas desde Outubro. Mas para que se concretize será necessário lançar um concurso para a adjudicação da obra.
Já existe actualmente uma linha para mercadorias – em bitola ibérica – que liga Sines a Évora. Chegou a ser considerado complementar esta linha com a ligação entre Évora e Badajoz, mantendo a bitola ibérica.
Referindo-se à conclusão da segunda fase de construção do terminal XXI em Sines, Passos lembrou as “condições excepcionais” do terminal e garantiu que o Governo não vai desinvestir nos outros portos.
Com “uma palavra de optimismo moderado” sobre a economia portuguesa, Passos falou aos investidores estrangeiros, a quem não escondeu, contudo, “um caminho cheio de dificuldades” em que “os resultados nunca estão garantidos”. Mas deu alento à evolução da trajectória económica: “Estamos cada vez mais próximos dos objectivos”.
“Não estamos simplesmente parados à espera que as medidas produzam resultados. Estamos também a captar investimento e a produzir resultados evidentes desse investimento”.

NL APP

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA