Porto de Aveiro inaugura Centro de Controlo de Tráfego Marítimo
O Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do porto de Aveiro, obra orçada em cerca de oito milhões de euros, teve ontem honras de inauguração oficial. Trata-se de uma infra-estrutura que melhora objectivamente as condições de segurança da navegação marítima e de salvaguarda da vida humana no mar.
Com o novo centro, o porto de José Luís Cacho passou a dispor de maior protecção do ambiente na aproximação exterior e nos canais interiores de navegação, permitindo também melhorar a eficiência do tráfego marítimo e gerir em tempo real a informação relacionada com a movimentação dos navios e respectivas cargas transportadas.
O sistema é suportado por três torres radar (duas com 30 metros e uma com 15 metros de altura), localizadas estrategicamente para monitorizar os canais principais e secundários de navegação, estando dotado, além de outras funcionalidades, de equipamentos de radar, identificação automática dos navios, plataformas de comunicações, base de dados e estação meteorológica local.
"Está equipado com o que de melhor há em Portugal, na Europa e no Mundo", disse a secretária de Estado, sublinhando a importância da integração do novo equipamento com o sistema nacional, para a segurança e para a afirmação do Instituto Portuário do Transportes Marítimos (IPTM) como entidade reguladora do sector.
Trata-se, conforme explicou, de "mais um passo na concretização das orientações estratégicas para o sector portuário e uma melhoria das condições de navegabilidade ao longo da costa, após a entrada em funcionamento do centro de Paço de Arcos e, "em breve", do de Ferragudo".
A governante aproveitou a ocasião para lançar a terceira fase da via de cintura interna portuária, que completa a ligação das infra-estruturas portuárias à A25.
A via vai ligar o porto de Aveiro à rede nacional de auto-estradas, evitando estrangulamentos de tráfego e criando condições mais atractivas para a fixação de novas empresas.

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA