Porto de Setúbal: 2011, Um Ano de Consolidação
Num ano difícil para o País, o Porto de Setúbal contrariou a conjuntura adversa, obtendo excelentes resultados, tendo 2011 sido o segundo melhor ano de sempre na movimentação de carga, perto do record dos 7 milhões de toneladas. Estes números confirmam assim o Porto de Setúbal como pólo importante para a economia nacional e para o seu sector exportador, consolidando-se como porto moderno nos segmentos da carga de elevado valor, contentores e veículos.
Nos contentores, o Terminal Multiusos Zona 2 do Porto de Setúbal, concessionado à Sadoport, bateu o recorde absoluto na movimentação de contentores ao atingir de Janeiro a Novembro cerca de 68 mil TEU, devendo passar os 70 mil TEU até ao final de 2011, suscitando um crescente interesse por parte dos grandes armadores que escalam Setúbal, como a Maersk, Tarros, Portline, Safmarine, WEC, entre outros. Estes números, com forte pendor de exportação, devem-se em parte importante à Portucel e à produção da sua nova máquina de papel, mas revelam também um peso já significativo de outros clientes.
Nas Exportações Ro-Ro o Porto de Setúbal obterá o melhor valor desde 2006, com o embarque de cerca de 115 mil veículos, um crescimento de 44,5 % face a 2010, devido a produção da VW/AutoEuropa cujo destino é, na sua maioria, para a Europa e os Estados Unidos, e agora para a China.
Partilhar

NL APSS
 

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA