APA: Auto-estradas do mar entre Aveiro e centro da Europa propostas a empresários
Nesta segunda-feira, a Administração do Porto de Aveiro (APA) promoveu um debate sobre o tema “Exportar Via Marítima: uma solução competitiva”, onde foi apresentado aos empresários o projeto para ligar o porto de Aveiro à Europa, através de duas linhas marítimas regulares, em que os camiões embarcam com as mercadorias que distribuem no destino, depois do desembarque.
O objetivo do projeto das auto-estradas do mar, financiado pela União Europeia, passa por retirar camiões de mercadorias das estradas europeias, dando primazia ao transporte marítimo entre portos europeus.
O estudo prévio, ao abrigo do programa europeu Proposse, foi apresentado ontem, numa parceria entre a Administração do Porto de Aveiro (APA) e a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), e compreende o transporte marítimo de curta distância, através de duas linhas de periodicidade bissemanal: A linha A, concebida para ligar Aveiro aos portos de Gijón (Espanha) e Le Havre (França), com retorno a Aveiro; A linha B, que estabelece a ligação entre os portos de Cork (Irlanda), Poole (Reino Unido), Gijón e Aveiro, com retorno a Cork, escalando Gijón.
O projeto acaba por ser interessante para as duas partes: Para o porto de Aveiro, visto que as duas linhas podem significar um acréscimo de cargas movimentadas; Para a AIDA, visto que o projeto interessa se permitir às empresas exportadoras da região reduzir custos e aumentar a competitividade.
"O nosso objetivo é tentar perceber como é que podemos reduzir os custos de transporte. Há várias situações e é preciso perceber se realmente é mais barato colocar a carga através de transporte marítimo, utilizando estas soluções, ou continuar com o transporte terrestre. Todas as mudanças geram questões e é difícil mudar para outros sistemas. Nós acreditamos que é possível que venha a reduzir os custos e o estudo que fizemos aponta nesse sentido", referiu Elizabete Rita, secretária geral da AIDA em declarações à Lusa.

Cargo news 1083

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA