REN investe no terminal GNL de Sines
A REN anunciou um investimento de 100 milhões de euros no aumento da capacidade do terminal de Gás Natural Liquefeito de Sines.
Em causa está a construção de um terceiro tanque para armazenamento de GNL. O concurso para a obra será lançado no final de Agosto e os trabalhos iniciar-se-ão em 2009, adianta o “DE”.
Actualmente, os dois tanques do terminal de GNL de Sines têm uma capacidade de armazenamento de 115 mil metros cúbicos. O terceiro tanque é considerado essencial para garantir o abastecimento das oito novas centrais de ciclo combinado previstas para os próximos cinco anos, adiantou José Penedos, presidente da REN.
A utilização do terminal de Sines para exportar GNL para Espanha é, pelo menos para já, descartada pela REN. Mas outros especialistas reconhecem em Sines capacidade para se afirmar como um hub de GNL para a Europa e para os EUA.
A utilização de GNL está em crescendo, como alternativa ao petróleo, quer por ser mais barato, quer por ser menos poluente.
O terminal de GNL do porto de Sines, concessionado à REN Atlântico, movimenta mais de 50% do gás natural consumido no País. Com fundos de -15 metros, pode receber navios até 165 mil metros cúbicos.



© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA