Angola aposta forte no desenvolvimento portuário
O Ministério dos Transportes angolano manterá o esforço de investimento infra-estrutural no setor portuário, nomeadamente com investimentos muito significativos no porto do Lobito e no Porto de Amboim, e investimentos de modernização nos atuais portos de Luanda (foto), Cabinda e Namibe.
"Com base nestas linhas de actuação, espera-se manter o ritmo de crescimento do transporte marítimo, nomeadamente o da carga contentorizada que, ao longo dos últimos anos, passou de 316 mil teu em 2005 para cerca de 600 mil teu em 2009, apenas no porto de Luanda. Pretende-se ainda assegurar a redução do custo logístico de e para Angola, consubstanciando uma descida entre 40% e 60% do preço por teu. Queremos ainda assegurar, a médio prazo, a emergência dos portos de Luanda, Cabinda e Namibe como plataformas de referência na região”, avançou o ministro da tutela, Augusto Tomás.
Atualmente o porto de Luanda é o décimo mais importante em África transportando cerca de sete a oito milhões de toneladas por ano e tem potencial para se afirmar como um dos principais da região. O porto do Lobito dispõe de envergadura para receber navios de grande porte oriundos dos principais centros logísticos mundiais.

Cargonews 1033

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA