Porto de Luanda: BAI financia reabilitação do Terminal de Carga II
O Banco Africano de Investimentos (BAI) e a Sociedade Gestora de Terminais (Sogester) assinaram no início desta semana um acordo no valor de 45 milhões de dólares para a reabilitação do Terminal de Carga II do Porto de Luanda.
Com este financiamento a Sogester dará início a um projecto no Porto de Luanda avaliado em 116 milhões de dólares e que deverá ser implementado em cinco anos.
Possibilitará o aumento da capacidade de armazenamento de contentores no espaço do terminal, a implantação de um sistema de tecnologia avançado de maneira a aumentar a produtividade e utilização do terminal, reduzindo os custos operacionais envolvidos.
"O investimento que agora se inicia irá aumentar a capacidade do Terminal II, de 160 mil, para 305 mil operações de descarregamento por ano", refere a nota do Banco Africano de Investimento, acrescentando que os investimentos vão incidir-se igualmente nas melhorias dos Sistemas de Operação do Terminal, de Contabilidade, de Administração do Terminal e de Segurança.
A Sogester é uma empresa de direito angolano, participada em 51% pela A.P. Terminals, que em Julho de 2007 ganhou a concessão do Terminal II do Porto de Luanda, durante um período de 20 anos.
O BAI participa desta forma numa estratégia que tornará o porto de Luanda uma referência entre os portos africanos pela sua eficiência e modernidade.
CargoNews Online 432

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA