Portos espanhóis crescem 6% até Maio
Há já 19 meses que o movimento de cargas nos portos espanhóis não pára de aumentar, e a um ritmo crescente. Entre Janeiro e Maio contabilizaram-se 180 milhões de toneladas.

Comparativamente aos primeiros cinco meses do ano passado, o crescimento é de 5,7%. Mais do dobro dos 2,5% de aumento conseguidos então, sendo que o ponto de partida é agora maior.

A carga geral continua a dominar, com 80,9 milhões de toneladas movimentadas, seguida dos granéis líquidos, com 62,2 milhões, e dos granéis sólidos, com 32 milhões.

O tráfego de contentores comportou-se em linha com a actividade geral: avançou 5,3% para os 5,3 milhões de TEU. Mas os movimentos de import/export cresceram muito mais (11,8% para os 1,9 milhões de TEU) do que o transhipment (2,7% para 2,7 milhões de TEU).

Entre os 28 portos tutelados pela Puertos del Estado, Valência lidera na carga geral e nos contentores, com 23,2 milhões de toneladas e 1,7 milhões de TEU, respectivamente. Algeciras é primeiro no tráfego de granéis líquidos, com 10,2 milhões de toneladas. E Gijon domina nos granéis sólidos, com 5,1 milhões de toneladas.

Juntos, os portos de Algeciras, Valência, Barcelona e Bilbau representam 50% do tráfego de mercadorias e 77% do tráfego de contentores nos portos do país vizinho.

APP - 191

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA