Constituição da Comunidade Portuária de Sines
No dia 9 de Junho nasceu a Comunidade Portuária de Sines (CPSI), que integra os principais agentes económicos com actividade nesta infra-estrutura portuária. Foram membros fundadores a Câmara dos Despachantes Oficiais, a Euroresinas, a Recipneu, a Sitank, a Tracogás, a AGEPOR e a MSC Portugal. Está ainda prevista a adesão, a curto prazo, das seguintes empresas Artlant, Barwill Knudsen, Cimpor, CLT - Companhia Logística de Terminais Marítimos, EDP, Evonik Carbogal, Refinaria de Sines (Petrogal), PSA Sines (Terminal XXI), Reboport, REN Atlântico, Repsol, e Sigás.
Enquadrada na actividade do porto em que se insere, a CPSI visa cumprir um conjunto de objectivos que contribuam para o desenvolvimento do Porto de Sines, nomeadamente no âmbito comercial. Entre as metas estabelecidas, de destacar o contributo que se pretende ser dado pela CPSI na projecção da infra-estrutura portuária de Sines como uma referência à escala Ibérica, alargando a sua área de influência e potenciando a sua capacidade, de forma a torná-la fundamental no desenvolvimento do tráfego Ibérico, Europeu e Transcontinental.
A CPSI propõe-se ainda contribuir para a melhoria das condições de operacionalidade do Porto de Sines, bem como para o desenvolvimento da área logística adjacente, visando tornar Sines numa grande plataforma logística Ibérica e Europeia.
Na mesma data foi celebrado um Protocolo entre a APS – Administração do Porto de Sines e a CPSI – Comunidade Portuária de Sines que, no âmbito do apoio logístico às actividades desenvolvidas por esta entidade, designadamente na utilização de instalações.
Na cerimónia de constituição da CPSI e da assinatura do referido Protocolo, a Presidente do Conselho de Administração da APS, Lídia Sequeira, congratulou-se pela criação desta nova entidade, e manifestou o empenho da APS em colaborar de forma activa com a CPSI no cumprimento do desígnio comum de tornar Sines numa infra-estrutura portuária de referência no contexto Europeu, primando pela excelência das operações e pelos mais elevados padrões de segurança, sempre numa óptica de incremento dos índices de produtividade e competitividade.
 
  
Site APS

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA