Porto de Setúbal: Terminais caminham para máximos mantém tendência exportadora
Os terminais do Porto de Setúbal têm vindo a demonstrar, de Janeiro a Abril de 2011, conseguir manter um crescimento sustentado de 7%, associado a uma forte tendência exportadora. Neste período, já passaram pelo porto 2,4 milhões de toneladas de mercadorias o que, a manter-se este ritmo, coloca o Porto de Setúbal no caminho de novos máximos, com realce para a carga exportada que atingiu 1,3 milhões de toneladas, ou seja, 54% do total.


 
Para este bom resultado, têm sido relevantes os desempenhos do Terminal Multiusos Zona 1, concessionado à Tersado, e do Terminal Multiusos Zona 2, concessionado à Sadoport, ambos com um dos melhores resultados de sempre.
 
O Terminal Multiusos Zona 1 movimentou mais de 613 mil toneladas, um aumento de 9,7% comparado com o período homólogo de 2010, alavancado pelos segmentos da carga geral, com 361 mil toneladas, das quais 265 mil toneladas correspondem a carga geral fraccionada, e pelos granéis sólidos, com 232 mil toneladas.
 
Por sua vez, o Terminal Multiusos Zona 2 estabeleceu um recorde superando as 391 mil toneladas, um crescimento de 66,3% em relação ao mesmo período do ano transacto. Destes números, 333 mil toneladas correspondem a mercadoria exportada, o que significa 85% do total movimentado no terminal. A carga contentorizada movimentou 227 mil toneladas, num total de 25,5 mil TEU, com mais de 181 mil toneladas referentes a exportação, e a carga fraccionada atingiu as 163 mil toneladas, com 151 mil toneladas exportadas.

APSS 126

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA