Porto de Aveiro lança obra para receber navios de 200 metros
Esta sexta-feira vai proceder-se ao lançamento do concurso público internacional da empreitada para ampliação do molhe norte (à esquerda, na foto) e aprofundamento do canal de navegação do porto de Aveiro.

As obras estão orçadas em 35 milhões de euros, sendo o investimento financiado através de fundos comunitários, do orçamento do porto de Aveiro e de verbas do Estado. O projecto da “Reconfiguração da Barra do Porto de Aveiro” tem por objectivo a obtenção de uma configuração para a barra do porto de Aveiro e do canal exterior de navegação (canal de aproximação) que permita a melhoria das condições de navegação na zona da barra.
 
Esta nova configuração da barra deverá permitir o tráfego, em condições de segurança e, tanto quanto possível, sem limitações de maré ou meteorológicas, de navios de maior dimensão do que os actuais, ou seja, deverá permitir o tráfego de navios com um comprimento até 200 metros e um calado de 10,5 metros.

A obra permitirá definir um novo canal de navegação, com uma ligeira rotação para sul relativamente ao actual alinhamento, ficando o canal com uma largura de rasto de 200m e uma cota de serviço de -12,50 m (ZH).

Proceder-se-á à dragagem de um canal com as mesmas características do anterior na zona de aproximação, exteriormente aos molhes. Este canal, com um alinhamento de 060º/240º, será acrescido de faixas de segurança de 50 m para cada um dos lados, devendo ser dragado à cota -13,20 m (ZH) para garantir uma cota de serviço de -12,50 m (ZH).

Cargo news 939

© APIBARRA 2007 - Todos os direitos reservados   |   Produzido por ETNAGA